0800-000-0448
(44) 3199-9880
INOVAR E APERFEIÇOAR COM RESPONSABILIDADE
home
Endereço
R. Rodolfo Cremm, 21102 - Maringá/PR
Horário de Atendimento
Seg - Sex: 9:00hs - 18:00hs
Notícias
arrow_forward Notícias
Segunda-feira, 01 de Julho de 2024
Diagnóstico da Coqueluche
Além da prevenção via vacina, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para minimizar complicações e garantir uma recuperação completa dos pacientes afetados.
Diagnóstico da Coqueluche
A coqueluche, também conhecida como tosse convulsa, é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Bordetella pertussis e afeta principalmente o trato respiratório, tendo como principal característica acessos frequentes de tosse intensa e prolongada. A doença foi descrita pela primeira vez no século XVI e foi muito comum em crianças durante o século XX.

Atualmente, a Europa enfrenta um surto de coqueluche e um aumento dos casos foi identificado em São Paulo. Este ressurgimento em regiões onde programas de vacinação são amplamente implementados, destaca a importância contínua da vigilância, da vacinação e do diagnóstico.

A doença é altamente contagiosa, sendo transmitida através do contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada. Inicialmente, os sintomas podem se assemelhar aos de um resfriado comum, como coriza, febre leve e tosse leve. No entanto, após uma ou duas semanas, a tosse torna-se mais grave e episódica, podendo durar até vários meses.

A coqueluche é particularmente perigosa em bebês e crianças pequenas, especialmente aqueles não vacinados ou que ainda não completaram seu esquema de vacinação. Nestes casos, a doença pode levar a complicações graves, como pneumonia, convulsões, danos cerebrais e até mesmo morte. Dessa forma, além da prevenção via vacina, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para minimizar complicações e garantir uma recuperação completa dos pacientes afetados.

A Diasorin tem a solução completa para a detecção de anticorpos IgG e IgA da Bordetella pertussis, necessário para diferenciar entre infecção recente ou avançada e auxiliar nas decisões clínicas. Uma solução automatizada, que fornece resultados quantitativos padronizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

LIAISON® Bordetella pertussis Toxin IgA e LIAISON® Bordetella pertussis Toxin IgG são testes CLIA, quantitativos e que podem ser realizados em amostras de soro e plasma humanos.

Vamos incluir essa solução em sua rotina?

Entre em contato em nossos canais de atendimento 0800-0000448 e [email protected] que estamos à disposição para lhe atender!!

Referências:

Surto de coqueluche preocupa Europa e já tem aumento de casos em São Paulo – Jornal da USP.

Coqueluche — Ministério da Saúde (www.gov.br).

Fonte: Labnetwork
Compartilhe: