A
Diasorin lança um teste inovador para o auxílio na avaliação de pacientes com suspeita de
infecção. Em conjunto com avaliação clínica e outros resultados laboratoriais, é possível medir precocemente o risco de progressão para uma condição mais grave e decidir sobre alta segura ou internação hospitalar.
O teste LIAISON® BRAHMS MR-proADM é uma ferramenta diagnóstica promissora na medicina contemporânea, utilizada para medir níveis de MR-proADM (
Pró-adrenomedulina médio-regional), um biomarcador associado a condições clínicas diversas. A pró-adrenomedulina (proADM) é um precursor de um hormônio peptídico envolvido na regulação cardiovascular e inflamatória, cuja fragmentação gera o MR-proADM.
Os níveis circulantes de MR-proADM indicam a gravidade da disfunção endotelial e o risco de falência de órgãos e/ou sepse. Sendo um marcador prognóstico preciso para: infecções do trato respiratório inferior, sepse, infecções do trato urinário e doença renal.
Dessa forma, adotar esse teste no setor de emergências do hospital permite um melhor gerenciamento de leitos e melhor fluxo de pacientes, trazendo mais segurança na decisão médica de alta segura, internação em enfermaria ou internação em cuidado intensivo. A identificação precoce de pacientes de alto risco reduz eventos adversos e melhora o prognóstico no pronto-socorro. Além disso, a avaliação desse marcador para o monitoramento também auxilia na decisão para melhor manejo do paciente internado.
A tomada de decisão de forma mais assertiva, além dos benefícios clínicos para o paciente, também resulta em uma redução de custos para o hospital. Um estudo publicado no Journal of Medicine Economics por Porta et al (2023) concluiu que o MR-proADM é um forte preditor de hospitalização, reduzindo o número de internações hospitalares desnecessárias. Ao adotar um algoritmo de decisão MR-proADM, hospitais na Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido apresentaram uma média de 26% na redução de custos. Outro estudo publicado na European Journal of Internal Medicine por Del Castillo et al. (2021) realizado em um hospital na Espanha apresentou uma redução de 17% na hospitalização de pacientes com necessidade de tratamento, permitindo a evolução clínica em casa. Parâmetros Descrição Nome do ensaio LIAISON® BRAHMS MR-proADM Ref. Código ensaio & controle # 318480 e # 318481 Método CLIA Quantitativo N° test/kit 100 Plataforma LIAISON® XL e LIAISON® XS Tipo de Amostra Plasma EDTA Volume de amostra 50 µL + 150 µl volume morto Tempo para o primeiro resultado 35 min Mais informações:
[email protected]Vamos incluir essa solução em sua rotina?Entre em contato em nossos canais de atendimento 0800-0000448 e
[email protected] que estamos à disposição para lhe atender!!
Referências:
1. Full article: Benefits of MR-proADM-guided decision-making in the emergency department: clinical and economic evaluation in Italy, Germany, Spain, and the UK (tandfonline.com)2. Midregional proadrenomedullin safely reduces hospitalization in a low severity cohort with infections in the ED: a randomized controlled multi-centre interventional pilot study – ScienceDirectFonte: Labnetwork